CEPROMAR

 

A associação Cepromar Brasil foi criada há quarenta anos pelo padre Jean Lecornu, sacerdote francês, nascido em 18 de dezembro à  Chateau-Gontier, Mayenne en 1932. Enviado  em 1970 pela Diocese de Laval  à São Luis, capital do estado do Maranhão/ Brasil, ele assumiu a paróquia Nossa Senhora de Fátima, em um bairro pobre na periferia de São Luis.

Impressionado com o número de jovens sem trabalho nas ruas, teve a iniciativa de criar ações visando a integração e a ocupação dos jovens neste bairro, além das atividades pastorais. Incluindo também um projeto de cultivo de vegetais  em terrenos baldios.

O Centro de Formação Profissional do Maranhão (CEPROMAR) foi criado em 1970 pelo Padre João, instalado na paroquia Nossa Senhora de Fátima.  Em 1972  Associação Cepromar/ Brasil, obtém a sua constituição sendo reconhecida como de utilidade pública pelas autoridades brasileiras. No inicio os cursos eram realizados nas salas da catequese da paroquia, com o número de até 200 jovens e crianças de 8 a 18 anos, participando de diversos cursos em horarios alternados e acompanhados por seus instrutores nas mais diversas áreas como: gesso, lanternagem, mecânica, serralheria, carpitaria, construção e manutenção geral, sendo também o padre João , um precursor no estado do Maranhão para o desenvolvimento de atividades neste domínio entre os mais pobres.

Em 1971 foi criada a associação Cepromar/ França,  para fornecer apoio logístico e financeiro à sua irmã  Cepomar/Brasil.

  • Missões

A Missão  Cepromar/ Brasil, gira em torno de vários temas:

– Cursos de formação profissional como: mecânica, chapa de metal, solda, carpintaria, construção civil, pintura, eletricidade e etc.

-Amplia sua atuação nas áreas de educação, saúde, alimentação e materno-infantil.

– Promoção de ações comunitárias, inclusão social e integração no mercado de trabalho.

 

Nome dos gestores Cepromar/Brasil

Presidente fundador: Padre Jean Marie Lecornu ( Padre João de Fatima)

Presidente em exercicio: Luzia Helena de Freitas Fonseca Resende

Diretora: Eulália das Neves Ferreira

Secretaria: Fatima do Rosario Chaves de Aragão

Nome dos gestores Cepromar/França

Presidente: Jacques Martin

Diretores: Marc Barney e Pascal Maisonneuve

Tesoureiras: Anne Marie Houdayer e Marie Thérèse Barut